LIGUE PARA NÓS

(31) 3593-3564

WhatsApp

(31) 97220-8153

LIGUE PARA NÓS

(31) 3593-3564

WhatsApp

(31) 97220-8153

SIGA-NOS :

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

FUNDAMENTOS DA INSTITUIÇÃO

A HIDRAUCAMBIO BETIM está consciente da sua responsabilidade perante a sociedade e age em função disso. Reconhecemos a co-responsabilidade da empresa e dos nossos colaboradores no bem comum. É por esse motivo que a HIDRAUCAMBIO BETIM reúne, com este Código de Conduta, as normas mais importantes, obrigatoriamente válidas para todos os colaboradores e prestadores de serviços, no entanto, a HIDRAUCAMBIO BETIM espera que também todas as outras pessoas que exerçam atividades na empresa (por exemplo, estagiários, consultores) respeitem este código, dando, assim, continuidade à cultura de honestidade e decência há muito exercida pela HIDRAUCAMBIO BETIM.

Este código tem como objetivo principal transmitir de forma simples e direta como nós da HIDRAUCAMBIO BETIM percebemos a importância de agir de forma ética e honesta, indicando os caminhos e ferramentas disponibilizados pela empresa para que qualquer pessoa possa nos comunicar em caso de in­dícios de violação de leis, regulamentos, normas ou bons costumes, dentro e fora da empresa.

Assim, convidamos todos a ler este Código e refletir sobre o que podemos fazer diariamente para que nosso ambiente de trabalho seja exemplo de relações profissionais e pessoais que orgulhem não apenas nossos colaboradores e parceiros, mas também nossa sociedade como um todo.

Sendo assim, não toleramos na HIDRAUCAMBIO BETIM qualquer tipo de suborno, corrupção, formação de cartel, discriminação ou qualquer outra forma de infração contra os nossos valores fundamentais. Se, ainda assim, ocorrerem violações destas normas fundamentais, iremos apurá-las e puni-las com toda a severidade.

NOSSOS PRINCÍPIOS

Confiança dos nossos clientes, colaboradores do público em geral na nossa empresa depende, de forma decisiva, do comportamento de cada colaborador.
A base desta confiança é o respeito permanente pelo Direito e pela Lei, bem como por todas as nossas normas internas (Compliance).

São princípios básicos da HIDRAUCAMBIO BETIM: Agir sempre com ética, prezando pela moral e integridade; Satisfação dos clientes; Excelência no atendimento e na qualidade do serviço prestado; Seriedade e comprometimento; Desenvolvimento de nossos funcionários; Responsabilidade ambiental e social; Combate à corrupção.

Cada colaborador é, na sua área de atuação, responsável pela conformidade constante do seu comportamento com as normas estipuladas neste Código de Conduta.

O código descreve um padrão mínimo que é, através de complementações regionais, adaptado às rigorosas especificações legais locais e aos hábitos culturais.

Qualquer conduta incompatível com nossos valores e princípios não serão toleradas.

O QUE É COMPLIANCE E QUAL O SEU PAPEL

Esta definição é o conceito mais aceito de compliance.

Esse conceito abrange todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais a organização precisa se adequar. Por isso, adequando-se ao compliance, nossas atividades estarão em plena conformidade com as regras e legislações aplicadas aos seus processos.

Tanto a pessoa jurídica (empresa) como todas as pessoas físicas que nela trabalham, inclusive fornecedores de interesse, precisam se comportar de acordo com as regras dos organismos reguladores.

Além disso, devemos garantir o fiel cumprimento dos diversos instrumentos normativos internos. Afinal, somente desta forma a empresa estará em compliance ambiental, trabalhista, financeiro, de segurança do trabalho, operacional, contábil etc.
Sendo assim agir em “compliance” é uma obrigação de TODOS da HIDRAUCAMBIO BETIM.

Qual é o papel do compliance nas empresas?

O papel do Compliance é fundamentar um terreno de pura transparência, e para isso, tem a responsabilidade de:
Disseminar a ética e o cumprimento das legislações e procedimentos internos para todos os colaboradores, parceiros e terceiros; de se comprometer, genuinamente, com essa mudança total de mentalidade;

Receber e dar encaminhamento à todas as reclamações e denúncias recebidas pelos canais de comunicação do Compliance;

Conscientizar e envolver todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico, nos procedimentos da empresa;

Manter a diretoria informada sobre o andamento de todos os processos do Compliance;

COMBATE Á CORRUPÇÃO

A HIDRAUCAMBIO não tolera qualquer forma de corrupção ou suborno. Todas as atividades comerciais relacionadas à empresa devem basear-se em pensamentos e ações honestas e responsáveis.

Cumprimos a Lei 12.846/13 (Anticorrupção) e nos comprometemos a respeitar os mais elevados padrões de integridade, honestidade e retidão em todas as relações dentro e fora do Grupo, sempre em conformidade com as leis nacionais e internacionais.

É inaceitável que qualquer colaborador, parceiro, cliente ou prestador de serviço da HIDRAUCAMBIO BETIM aceite, ofereça, prometa ou pague suborno ou facilitações para obter qualquer vantagem, mesmo que in­diretamente. Em caso de suspeita de conduta inadequada, o assunto deve ser informado a qualquer um dos Canais de Comunicação.

COMBATE Á LAVAGEM DE DINHEIRO

Obedecemos com rigor o que determina a Lei 9.613/98, Lei de Combate à Lavagem de Dinheiro.
A empresa HIDRAUCAMBIO BETIM tem a obrigação de comu­nicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, por meio eletrônico, todos os casos em que o cliente efetuar pagamento, em dinheiro, de valor acima de R$ 50.000,00 (Cinqüenta mil reais), na compra de veículos, peças ou serviços.
Não nos envolvemos em atividades ligadas à lavagem de recursos provenientes de qualquer atividade criminosa, e temos o dever de veri­ficar as informações disponíveis (inclusive as informações financeiras) so­bre provaveis parceiros comerciais e fornecedores, para que seja atestada e reconhecida a legitimidade de suas atividades, antes de iniciarmos qualquer relação de negócios com terceiros.

RESPONSABILIDADE PELA OBSERVAÇÃO DE DIREITOS E RESPEITO MÚTUO

As atitudes individuais devem ser orientadas para o cumprimento dos objetivos organizacionais do grupo. Os colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços devem pautar suas ações pelo respeito mútuo, pelo trabalho em equipe e pela transparência.

A empresa HIDRAUCAMBIO BETIM reconhece e respeita o direito dos seus colabora­dores de serem representados por sindicatos ou por outros representantes eleitos em conformidade com a legislação.

Não será permitido nenhum tipo de preconceito ou discriminação em função de etnia, de origem, de orientação sexual, convicção política ou religiosa ou, ainda, assédio de qualquer natureza, inclusive moral e sexual.

Inaceitável a utilização dos espaços e infraestrutura das empresas do grupo, para qualquer forma de ativismo, com exceção dos que forem apoiados pela HIDRAUCAMBIO BETIM, também a intimidações ou ameaças, atitudes abusivas, seja por meio de gestos, palavras ou comportamentos contra a integridade moral e física de qualquer pessoa.

É compromisso de todos zelar pela conservação e uso correto do patrimônio do concessionário.

A manutenção de um ambiente de trabalho justo e amigável é uma tarefa conjunta, e um dever de todos nós.

AMBIENTE DE TRABALHO

A HIDRAUCAMBIO BETIM compromete-se a proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro aos seus colaboradores, buscando sempre a redução de riscos de acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais

Acreditamos que o comprometimento e o diálogo facilitado com os gestores, presentes na cultura da empresa, propiciam um ambiente de trabalho confiável. Assim, a manutenção do ambiente é obrigação dos colaboradores, sendo dever de todos:

Manter a organização, limpeza e integridade da estrutura física e funcional da empresa;
Respeitar as leis vigentes, políticas e regulamentos internos, e os procedimentos de segurança no trabalho;
Ter comprometimento com a otimização e redução dos custos e despesas, sem perder a qualidade;
Não se valer do cargo ou posição na empresa para obtenção de favores ou
benefícios pessoais, dentro ou fora do local de trabalho;
Relatar quaisquer comportamentos ilegais, não éticos ou inadequados sobre os quais tenhamos conhecimento, realizados por colaboradores, parceiros, ou fornecedores, enquanto o relacionamento destes com a Empresa estiver ativo;
Combater à corrupção;
Zelar pela imagem da Empresa;
Respeitar as diretrizes de propriedade intelectual e não copiar, reproduzir, transmitir, distribuir ou utilizar os documentos, arquivos, modelos, projetos, análises, relatórios produzidos, dentre outros, durante a realização das atividades profissionais na Empresa;
Não exercer suas funções no trabalho sob o efeito de álcool ou outras drogas;
Seguir a normativa de vestimenta da empresa.

A HIDRAUCAMBIO BETIM condena o trabalho infantil e qualquer forma de trabalho forçado que reduza o homem à condição de escravidão ou equivalente.

TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES


SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO:

O intercâmbio eletrônico de informações em nível mundial é condição decisiva para a eficiência dos colaboradores e para o sucesso comercial em geral. As vantagens da comunicação eletrônica estão, contudo, associados os riscos relacionados à proteção e à segurança dos dados. Por este motivo, documentos e suportes de dados da empresa devem ser sempre protegidos contra o acesso por parte de terceiros. A prevenção eficaz destes riscos é tanto da responsabilidade da gerência, como também de cada um, sendo parte integrante importante da gestão da tecnologia de informação.

Todos os colaboradores devem usar a internet disponibilizada pela empresa com responsabilidade, seguindo a política e procedimentos ligados à sua uti­lização e proteção.
Não é permitida a instalação, nos computadores, de programas que não tenham sido autorizados pela área de TI.

Os documentos, contratos, registros financeiros e contábeis, relatórios de qualquer natureza, planos comerciais e de marketing, programas de geren­ciamento das informações, dentre outros, são de propriedades da empresa. Nenhum desses documentos pode ser utilizado ou divulgado fora da insti­tuição, exceto quando autorizado pela diretoria.

SIGILO

Deve ser guardado sigilo relativamente a assuntos internos que não sejam de conhecimento público. Isto também se aplica às invenções e a outros de know-how. Estes elementos constituem a base para um sucesso duradouro e a garantia para o futuro do Grupo Hidraucambio. Por este motivo, nenhum colaborador pode transmitir novos conhecimentos ou segredos internos da empresa, sob qualquer forma, a terceiros. Isto também é válido depois de findada a relação de trabalho.

SEGURANÇA NO TRABALHO, SAÚDE PROTEÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE

A proteção da vida e da saúde de todos os colaboradores e um tratamento responsável de recursos e poluentes são pontos que a HIDRAUCAMBIO BETIM obviamente respeita. São tarefas de todos os colaboradores evitar perigos para pessoas no local de trabalho, manter reduzidas as influências sobre o meio ambiente e utilizar os recursos de forma econômica. No desenvolvimento e fabricação de nossos produtos, orientamo-nos pelos princípios da sustentabilidade e compatibilidade ambiental

Temos o compromisso de minimizar os impactos ambientais causados no desempenho das nossas atividades empresariais. Dessa forma, nos em­penhamos em desenvolver programas de sustentabilidade, com objetivo de ajudar a preservar os recursos ambientais e garantir o nível máximo de segurança.

O sucesso dos nossos produtos e serviços no mercado está indissociavelmente ligado à qualidade dos mesmos. Impomos a todos os colaboradores elevados exigências no que diz respeito à criatividade, aptidão e diligência, mostrando assim aos clientes e a terceiros nossos elevados padrões.
Não toleramos comportamentos deliberados ou negligentes que tenham como consequência a redução da nossa qualidade.

RELAÇÃO COM CLIENTES, FORNECEDORES E CONCORRENTES

Nossos colaboradores devem buscar constantemente antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes, através de produtos e serviços, trabalhando com alto nível de qualidade.

Nossa prática comercial e de concorrência no mercado é fundamentada na lealdade. A competitividade é o diferencial que deve nos motivar a estar sempre à frente do concorrente.

Faz parte do nosso objetivo garantir que nossos clientes sejam tratados com imparcialidade e honestidade, sendo fundamental que todos os colabora­dores e destinatários do presente Código, atuem sempre com transparência.

De forma leal e ética, buscamos desenvolver relações duradouras com os cli­entes e fornecedores, oferecendo segurança, assistência, qualidade e valor sustentado pela contínua inovação.

Os nossos clientes, fornecedores e outros parceiros comerciais esperam, além da qualidade dos nossos produtos e serviços, também um elevado profissionalismo e integridade absoluta nas relações com eles mantidas. Por
este motivo, a regularidade, a honestidade e a transparência são pontos cruciais de cada comunicação e de todas as relações contratuais.

A HIDRAUCAMBIO BETIM respeita as normas da concorrência leal e apoia todos
os esforços para promover um mercado livre e uma concorrência aberta.
Todos os colaboradores são obrigados a respeitar as leis contra as restrições à concorrência. Por este motivo, é proibido fazer acordos formais ou informais com concorrentes, que tenham como finalidade impedir a livre concorrência ou
causem ilegalmente seu impedimento. O mesmo se aplica a comportamentos acordados de forma deliberada e implícita.

RELAÇÃO COM CLIENTES, FORNECEDORES E CONCORRENTES

Assim, não são permitidas, entre concorrentes, sobretudo divisões com base em áreas ou clientes, além de acordos e transmissão de informações relativas a preços, relações de
fornecimento, condições, capacidades, quotas de mercado, margens, custos, informações especiais sobre clientes, bem como conteúdos de ofertas ou comportamentos decorrentes das ofertas.

A HIDRAUCAMBIO BETIM verifica todas as ofertas de seus fornecedores de forma justa e imparcial. A verificação, decisão, concessão e processamento de um pedido devem ocorrer rigorosamente segundo critérios objetivos e de forma compreensível. É estritamente proibido o favorecimento ou impedimento impróprio de fornecedores. Na escolha dos parceiros comerciais, a HIDRAUCAMBIO BETIM exige que também o parceiro respeite os valores mencionados neste código. A violação por um parceiro pode causar o fim da relação comercial.

RESPONSABILIDADE PELO CUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da HIDRAUCAMBIO BETIM define a ma­neira como devemos nos comportar e conduzir os negócios em vários cenários e situações.

Exigimos que todas as disposições do Código sejam fielmente obedeci­das, por todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico. Qualquer violação das disposições do Código é, portanto, tratada com rigor e com a consequente adoção de sanções adequadas.

SANÇÕES:
A violação do Código de Ética da HIDRAUCAMBIO BETIM ou de quaisquer outros procedimentos, diretivas ou políticas da empresa pode resultar em ações disciplinares, como:

Advertência verbal;
Advertência escrita;
Suspensão;
Rescisão de contratos em geral.

A HIDRAUCAMBIO BETIM reserva-se o direito de alterar e interpretar os ter­mos descritos neste Código.

CANAIS DE COMUNICAÇÕES DE COMPLIANCE

Cada colaborador tem a possibilidade e o direito de comunicar a qualquer violação ao Código de Ética e Conduta, de forma honesta, justa e respeitosa, ao superior imediato, ao De­partamento de Compliance, ao Departamento de Recursos Humanos ou ao Departamento Jurídico.

O colaborador que, com base em referências concretas, tenha em boa fé chegado à conclusão de que existe ou poderia existir uma violação ao Código de Conduta e que faça uso do seu direito de comunicar tal violação ou suspeita à HIDRAUCAMBIO BETIM, não deve esperar quaisquer desvantagens advindas deste ato.

A HIDRAUCAMBIO BETIM irá, em cada caso particular, e quando necessário, tomar as medidas necessárias para proteger de quaisquer desvantagens o colaborador que fez a comunicação. Quando possível e legalmente permitido, a HIDRAUCAMBIO BETIM tratará com confidencialidade a identidade dos colaboradores que comunicarem uma violação ou suspeita de violação ao Código de Conduta. O mesmo se aplica à identidade dos colaboradores que cooperarem no esclarecimento das violações ao Código de Conduta ou da suspeita de tal ato.

Para qualquer dúvida relativa ao Código, ou caso algum colaborador ou ter­ceiro desejem comunicar uma violação (ou possível violação) ao Código, deverá reportá-la ao Departamento de Compliance, por meio do Canal de Comunicação Direta:
compliance@hidraucambio.com.br .

É garantida a confidencialidade do relato encaminhado ao Departamento de Compliance, seja o relato feito de forma anônima ou identificada.

Trabalhe Conosco

Faça parte da nossa equipe de colaboradores